Da violência colonial à reexistência ancestral: um diálogo entre sentipensadores do Bem Viver

De la violencia colonial a la reexistencia ancestral: un diálogo entre sentipensadores del Buen Vivir

Autores

Palavras-chave:

: colonialidade; racionalidade; Bem Viver; ancestralidade.

Resumo

Enrique Dussel entende o eurocentrismo como ideologia que universaliza abstratamente o desenvolvimento europeu moderno em relação ao resto do sistema-mundo colonial. Contrapõe uma crítica ética ao processo de produção e reprodução do capital, a partir da perspectiva das populações nativas da América e da África, vítimas da violência colonial. Demonstra, em diálogo com autores latino-americanos, como Bautista e Hinkelammert, que o mito da modernidade oculta e justifica a violência colonial mediante a sustentação de um marco categorial que absolutiza a razão eurocentrada. O contraponto vem sendo elaborado por outros autores orgânicos aos povos originários, que demonstram a insurgência e re-existência das práticas e cosmovisões ancestrais do Bem Viver, que comprovam a consistência e a potencialidade de racionalidades-outras, para além do mito da modernidade/colonialidade. 

Palavras-Chaves: colonialidade; racionalidade; Bem Viver; ancestralidade.

 

Resumen

Enrique Dussel entiende el eurocentrismo como una ideología que universaliza abstractamente el desarrollo europeo moderno en relación con el resto del sistema-mundo colonial. Contrasta una crítica ética del proceso de producción y reproducción del capital, desde la perspectiva de las poblaciones nativas de América y África que fueron víctimas de la violencia colonial. Demuestra, en diálogo con autores latinoamericanos como Bautista y Hinkelammert, que el mito de la modernidad oculta y justifica la violencia colonial sosteniendo un marco categórico que absolutiza la razón eurocéntrica. El contrapunto ha sido desarrollado por otros autores orgánicos de los pueblos originarios, quienes demuestran la insurgencia y reexistencia de prácticas y cosmovisiones ancestrales del Buen Vivir, que prueban la consistencia y potencialidad de otras racionalidades, más allá del mito de la modernidad/colonialidad.

Palabras-Chave: colonialidad; racionalidad; Buen Vivir; ancestralidad.

 

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Biografia do Autor

Carlo Zarallo Valdés, UFSC

Doutorando em filosofia (UFSC), com foco na filosofia latino-americana. Possui experiência em trabalhos com populações indígenas, camponesas e de pescadores. Membro do grupo de pesquisa “Uma filosofa por mês”. Integrante do Grupo Pesquisas "Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais" (UFSC/CNPq). E-mail: carlo.zarallo@hotmail.com;   Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1419694093291011;  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6655-045X.

Reinaldo Matias Fleuri, UFSC

Doutor em Educação (Unicamp,1988). Atualmente é professor permanente no Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC). Professor Honorário na The University of Queensland (UQ/Australia) desde 2013. Coordena o Grupo Pesquisas "Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais". (UFSC/CNPq), que mobiliza a "Rede Mover" (www.mover.ufsc.br). Faz parte do Instituto Paulo Freire. É Pesquisador Sênior do CNPq e coordena o Projeto Integrado de Pesquisa "Educação intercultural: viver, conviver e gerar Vida em Plenitude" (2022-2027). E-mail: rfleuri@gmail.com; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/096622909277314;

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7372-1429.

 

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Publicado

23/04/2024
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Como Citar

ZARALLO VALDÉS, C.; MATIAS FLEURI, R. Da violência colonial à reexistência ancestral: um diálogo entre sentipensadores do Bem Viver: De la violencia colonial a la reexistencia ancestral: un diálogo entre sentipensadores del Buen Vivir. Revista Cocar, [S. l.], n. 24, 2024. Disponível em: http://177.70.35.171/index.php/cocar/article/view/8539. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Eixo 2: Contribuições Epistemológicas a partir da Filosofia da Libertação