Inovação social e engenharia de aprendizado para educação de jovens e adultos por meio de tecnologias de aprendizado de última geração

Social innovation and learning engineering for youth and adult education through next-generation learning technologies

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; Design Instrucional; Engenharia de Aprendizagem; Tecnologias de Próxima Geração.

Resumo

A tecnologia é a espinha dorsal de todas as diversas atividades que qualquer organização realiza. A indústria da educação não é diferente. Hoje, as metodologias de ensino arcaicas e obsoletas estão sendo substituídas por métodos de ensino inovadores e mais empolgantes que fornecem uma experiência de aprendizado mais interativa e colaborativa. O uso de inteligência artificial para design de cursos e recomendação de caminhos e conteúdos de aprendizagem também pode ser visto como uma forma de engenharia de aprendizagem. A hipermídia adaptativa, a interação homem-máquina, a realidade aumentada e a instrução assistida por computador aprimoram a entrega instrucional ou o desempenho do instrutor.

Palavras: Educação de Jovens e Adultos; Design Instrucional; Engenharia de Aprendizagem; Tecnologias de Próxima Geração. 




Abstract

Technology is the backbone of all the various activities that any organization undertakes. The education industry is no different. Today, archaic and obsolete teaching methodologies are being replaced by innovative and more exciting teaching methods that provide a more interactive and collaborative learning experience. The use of artificial intelligence for course design and recommendation of learning paths and content can also be seen as a form of learning engineering. Adaptive hypermedia, human-machine interaction, augmented reality, and computer-assisted instruction enhance instructional delivery or instructor performance.

Words: Youth and Adult Education; Instructional Design; Learning Engineering; Next Generation Technologies.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramesh Chander Sharma, BR Ambedkar University Delhi

Dr. BR Ambedkar University Delhi, Nova Delhi, Índia. Professor e Chefe do Departamento de Ciências Ambientais, HNB Garhwal University (A Central University), SrinagarGarhwal. Uttaranchal. E-mail: índia.rcsharma@aud.ac.in  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1371-1157

Referências

AZUMA, RT (1997). “Uma pesquisa de realidade aumentada,” Presence: Teleoperators and Virtual Environments, vol. 6, no.4,pp. 355–385.

AZUMA, R., Baillot, Y., Behringer, R., Feiner, S., Julier, S. & MacIntyre, B. (2001). “Avanços recentes em realidade aumentada,” IEEE Computer Graphics and Applications, vol. 21, não. 6, pp. 34–47.

BARRERA-CÁMARA, RA; CANEPA-SAENZ, A.; RUIZ-VANOYE, JA; FUENTES-PENNA, A.; RUIZ-JAIMES, M.A.; BERNÁBE-LORANCA, MB (2021). Ferramentas, tecnologias e metodologias de suporte à ciência de dados: tecnologias de suporte para ciência de dados. In: B. Patil, & M. Vohra (Ed.), Handbook of Research on Engineering, Business, and Healthcare Applications of Data Science and Analytics (pp. 50-72). IG Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-3053-5.ch004

BERTOLONE-SMITH, CM, & Spagna, AM (2019). O que é visto e não visto: a experiência da geração Z na sala de aula. Em H. Schnackenberg, & C. Johnson (Ed.), Preparando o Espaço de Ensino Superior para a Geração Z (pp. 95-109). IG Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-7763-8.ch005

CHICCHI GIGLIOLI, IA , Pallavicini, F. , Pedroli, E., Serino, S., & Riva, G. (2015). Realidade Aumentada: Um Novo Desafio para a Avaliação e Tratamento de Distúrbios Psicológicos, Métodos Computacionais e Matemáticos em Medicina, 862942, http://dx.doi.org/10.1155/2015/862942

Guglielman, E., Guspini, M., & Vettraino, L. (2018). Aprendizagem Complexa: Uma Forma de Repensar o Ensino e a Aprendizagem. Em I. Management Association (Ed.), Envolvimento e Participação do Aluno: Conceitos, Metodologias, Ferramentas e Aplicativos(pp. 242-264). IG Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-2584-4.ch012

Gulzar, Z., & Leema, AA (Eds.). (2021). Abordagens de aprendizado de máquina para improvisar sistemas de aprendizado modernos. IG Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-5009-0

Harati, H., Yen, C., Tu, C., Cruickshank, BJ, & Armfield, SW (2020). Aprendizagem Adaptativa Online: Um Estudo da Validade de Pontuação do Modelo de Aprendizagem Adaptativa Autorregulada. Jornal Internacional de Tecnologias de Ensino e Aprendizagem Baseadas na Web (IJWLTT), 15(4), 18-35. http://doi.org/10.4018/IJWLTT.2020100102

Harrigan, M., Kravčík, M., Steiner, C., & Wade, V. (2009). O que os usuários acadêmicos realmente desejam de um sistema de aprendizado adaptativo? doi:10.1007/978-3-642-02247-0_52 Retirado de www.scopus.com

Hugues, O., Fuchs, P. e Nannipieri, O. (2011). Nova Taxonomia de Realidade Aumentada: Tecnologias e Características do Ambiente Aumentado, Nova York, NY, EUA: Springer.

Janati, SE, & Maach, A. (2017). Rumo a uma nova estrutura adaptativa de E-learning para adaptar o conteúdo à apresentação. Comunicação apresentada em Sistemas Inteligentes e Visão Computacional 2017, ISCV 2017, doi:10.1109/ISACV.2017.8054970 Retirado de www.scopus.com

Khadimally, S. (Ed.). (2022). Aplicações de Machine Learning e Inteligência Artificial na Educação. IG Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-7776-9

Cordeiro, R. (2021). Simulações de realidade virtual no ensino de ciências: aprendendo ciências por meio da escrita. Em G. Akcayir, & C. Demmans Epp (Eds.), Projetando, Implantando e Avaliando a Realidade Virtual e Aumentada na Educação (pp. 289-313). IG Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-5043-4.ch014

Li, R., Chunduri, US, Clemm, A., & Dong, L. (2021). Novo IP: habilitando a próxima onda de inovação em rede. Em M. Boucadair, & C. Jacquenet (Ed.), Design Innovation and Network Architecture for the Future Internet (pp. 1-42). IG Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-7646-5.ch001

Liu, Z., & Cercone, N. (2016). Projeto de um sistema de aprendizado adaptativo e mineração de dados educacionais. Mineração de dados e análise de aprendizagem: Aplicações em pesquisa educacional (pp. 79-97) doi:10.1002/9781118998205.ch6 Retirado de www.scopus.com

Management Association, I. (Ed.). (2017). Artificial Intelligence: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications (4 Volumes). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-1759-7

Mandala, J., Ganeshan, R., Maram, B., & Daniya, T. (2022). IoT and Artificial Intelligence for Healthcare Informatics: Evolving Technologies. In D. Samanta, & D. Singh (Ed.), Handbook of Research on Mathematical Modeling for Smart Healthcare Systems (pp. 110-120). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-4580-8.ch006

Saghiri, AM , Vahidipour, SM , Jabbarpour, MR (2022). A Survey of Artificial Intelligence Challenges: Analyzing the Definitions, Relationships, and Evolutions, Applied Sciences (Switzerland), 12(8), articel number 4054. doi:10.3390/app12084054

Sala, N. (2021). Virtual Reality, Augmented Reality, and Mixed Reality in Education: A Brief Overview. In D. Choi, A. Dailey-Hebert, & J. Estes (Eds.), Current and Prospective Applications of Virtual Reality in Higher Education (pp. 48-73). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-4960-5.ch003

SHARMA, RC; YILDIRIM, H.; KURUBACAK, G. (Eds.). (2020). Blockchain Technology Applications in Education. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-9478-9

SHARMA, RC & Sharma, YP (2021). Designing Virtual Reality Experiences in Education, Bulletin of the Technical Committee on Learning Technology, 21(1), pp.19-22.

SHERWIN, P. (2015). Next gen technology: Wearables and predictive maintenance in heat treatment. Paper presented at the ASM International - 28th Heat Treating Society Conference, HEAT TREATING 2015, 262-265. Retrieved from www.scopus.com

TREDE, F. (2009). Becoming professional in the 21st century. Australasian Journal of Paramedicine, 7(4), 1-5. doi:10.33151/ajp.7.4.180

TRUMAN, B. (2019). Fostering Collaborative Open Simulation for Next-Gen Enterprise Learning Ecosystems. In A. Stricker, C. Calongne, B. Truman, & F. Arenas (Eds.), Recent Advances in Applying Identity and Society Awareness to Virtual Learning (pp. 255-280). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-9679-0.ch013

Downloads

Publicado

10/09/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 13
  • pdf downloads: 18

Como Citar

SHARMA, R. C. Inovação social e engenharia de aprendizado para educação de jovens e adultos por meio de tecnologias de aprendizado de última geração: Social innovation and learning engineering for youth and adult education through next-generation learning technologies. Revista Cocar, [S. l.], n. 26, 2024. Disponível em: http://177.70.35.171/index.php/cocar/article/view/9078. Acesso em: 19 set. 2024.