Gamificação como prática educativa: o que dizem os professores de um curso de formação de docentes de nível médio

Gamification as an educational practice: what teachers say on a mid-level teacher formation course

Autores

Palavras-chave:

Gamificação, Formação Docente, Educação Profissional

Resumo

Essa pesquisa tem como finalidade apresentar e discutir os processos de implementação da gamificação em práticas educativas de professores do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental Integrado na Modalidade Normal do Instituto de Educação Estadual de Londrina, Paraná. Seguiu os procedimentos da pesquisa básica, qualitativa e descritiva-explicativa. Utilizou-se de material bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário on-line que foi aplicado para 8 dos 10 professores do curso e os resultados foram analisados a luz da teoria da análise de conteúdo. Como resultados destaca-se a importância de que os docentes que atuam em cursos de formação profissional conheçam e apliquem métodos de ensino que contribuam com a formação integral e politécnica dos estudantes.

Palavras-chave: Gamificação; Formação Docente; Educação Profissional.

 

Abstract

This research aims to present and discuss the processes of implementing gamification in educational practices of teachers in the Early Childhood Education Teacher Training Course and Initial Years of Integrated Elementary Education in Normal Modality at the State Education Institute of Londrina, Paraná. It followed basic, qualitative and descriptive-explanatory research procedures. Bibliographic material, document analysis and field research were used. Data collection was carried out using an online questionnaire that was applied to 8 of the 10 teachers on the course and the results were analyzed in light of the theory of content analysis. As a result, it is important that teachers who work in professional training courses know and apply teaching methods that contribute to the integral and polytechnic training of students.

Keywords: Gamification; Teacher Formatin; Professional Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Morais dos Santos, Secretaria do Estado de Educação do Paraná

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT IFSC e professor na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. E-mail: jonas.moorais@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0409-4289.

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. E-mail: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br. Orcid: 0000-0001-8293-033x.

Referências

AGUIAR JR., Orlando. A ação do professor em sala de aula: identificando desafios contemporâneos à prática docente. In: DALBEN, Angela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola ()rgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação Ambiental. Educação em Ciências, Educação em Espaços não-escolares, Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ALMEIDA, Eliane; SALEM, Gabriel Simões; SILVINO, João da Silva. Potencialidades do reforço escolar assistido a estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no IFMA Campus Caxias. V CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais […] Campina Grande: Editora Realize, 2018.

ALVES, Larissa Roberta et al. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery [online], v. 23, n. 3, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0366. Acesso em: 13 ago. 2023.

ALVES, Thiago; PINTO, José Marcelino de Rezende. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 143, p. 606-639, maio/jun. 2011.

ALVES, Leonardo Meirelles. Gamificação na Educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional. Joinville: Ebook em formato PDF, 2018.

ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Gamificação: diálogos com a educação. In: Fadel, Luciana et al. (Org.). Gamificação na Educação. São Paulo, Pimenta Cultural. 2014.

BARBOSA, Eduardo Fernandes; DE MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Rio de Janeiro: Senac, 2013.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2ª Edição ampliada, Makron Editora, São Paulo, SP, 2000.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo do Censo Escolar da Educação Básica, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar. Acesso em: 28 dez. 2022.

BURKE, Brian. Gamificar: Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. Tradução: Sieben Gruppe. São Paulo: DVS Editora, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KUENZER, A. (Org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MARTINS, Cristina; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Gamificação nas práticas pedagógicas em tempos de cibercultura: proposta de elementos de jogos digitais em atividades gamificadas. Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2015a.

MINUZI, Nathalie Assunção; SAIDELLES, Tiago; BARIN, Claudia Smaniotto; SANTOS, Leila Maria Araújo. Gamificação na Educação Profissional e Tecnológica. In: 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES, Gustavo Henrique; ALBUQUERQUE, Ana Elizabeth M. de. As estatísticas da educação profissional e tecnológica: silêncios entre os números da formação de trabalhadores. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.

MOURA, Dante Henrique. A Formação De Docentes Para A Educação Profissional E Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 23-38, jul. 2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863/1004. Acesso em: 19 maio 2023.

MOURA, Dante Henrique; FILHO, Domingos Leite Lima; SILVA, Monica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20 n. 63 out.-dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1057. Acesso em: 22 maio 2023.

NÓVOA, António. (coord). Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal, Dom Quixote, 1997.

NÓVOA, António. Os novos pensadores da educação. Revista Nova Escola, n. 154, p. 23, ago. 2002.

OLIVEIRA, Maria Rita; BURNIER, Suzana. Perfil das licenciaturas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. In: CUNHA Deisy Moreira. et al. (Orgs.) Formação/profissionalização de professores e formação profissional e tecnológica: fundamentos e reflexões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2013.

PARANÁ. Secretaria Estadual de Educação. Projeto Político Pedagógico do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental Integrado na Modalidade Normal. Instituto de Educação Estadual de Londrina, 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

ROSA, Tânia Maria Rodrigues da. Gamificação: uma prática para revitalizar a educação Trabalho de Conclusão de Curso. Porto Alegre: UFRGS, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/203236/001108936.pdf?sequence=1. Acesso em: 19 mar. 2023.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e Profissionalização docente. Curitiba: Ibpex, 2007.

SATO, Adriana Kei Ohashi. Do mundo real ao mundo ficcional: a imersão no jogo. In: Santaella, Lucia; Feitoza, Mirna (Orgs.). Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TODA, Armando Macial; SILVA, Alan Pedro da; ISOTANI, Seiji. Desafios para o Planejamento e Implantação da Gamificação no Contexto Educacional. Renote. Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79263. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79263. Acesso em: 20 ago. 2023.

ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, Inc. 2011.

Downloads

Publicado

01/07/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 220
  • pdf downloads: 101

Como Citar

MORAIS DOS SANTOS, J.; PASQUALLI, R. Gamificação como prática educativa: o que dizem os professores de um curso de formação de docentes de nível médio: Gamification as an educational practice: what teachers say on a mid-level teacher formation course. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: http://177.70.35.171/index.php/cocar/article/view/7881. Acesso em: 22 nov. 2024.