A gente não é. A gente vai [estamos] sendo

Nosotros no somos. Nosotros vamos [estamos] siendo

Autores

Palavras-chave:

Cuir, Identidade, Difrações

Resumo

O presente texto propõe-se, com base em um exercício difrativo iniciado na construção da tese da pessoa autora, a pensar a respeito de categorias metafísicas fixadas, tais qual a identidade. Para tanto, numa escrita que se origina da escrevivência, da confluência e de uma catarse textual, pensamentos são expostos e compartilhados a fim de provocar incômodos naquelies que o leem, tomando por base a escrita Travesti: una teoría lo suficientemente buena, da pedagoga, psicóloga e travesti argentina Marlene Wayar (2021, p. 25, grifo da autora), que afirma: “[n]ão sou homem, não sou mulher, hoje vou sendo travesti”. A tal afirmativa, unem-se outras difrações de pesquisa, tensionadas pela leitura dos movimentos afetopolíticos de localização cuir, tornando-se possível, ao final, pensarmos: “A gente não é. A gente vai [estamos] sendo”.

Palavras-chave: Cuir; Identidade; Difrações.

 

Resumen

Este texto propone, a partir de un ejercicio difractivo iniciado en la construcción de la tesis de la persona autora, pensar en torno a categorías metafísicas fijas, como la identidad. Para ello, en una escrito que nace de la escrevivência, la confluencia y una catarsis textual, se exponen y comparten pensamientos con el fin de causar malestar en quien lo lee, a partir del escrito de la pedagoga, psicóloga y travesti argentina, Marlene Wayar, Travesti: una teoría suficientemente buena, donde la autora afirma: “[n]o soy hombre, no soy mujer, hoy voy siendo travesti” (2021, p. 25). A esta afirmación se suman otras difracciones de investigación, tensionadas por la lectura de los movimientos afectopolíticos de localización cuir, permitiendo, al final, pensar que: “Nosotros no somos. Nosotros vamos [estamos] siendo".

Palabras clave: Cuir; Identidad; Difracciones.

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Biografia do Autor

Will Paranhos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 é uma corpa não-binária, defiça e macumbeira, filhe de Oxalufã e Iansã, protegide por Oxóssi e Xangô, tem Exú como grande guia. Militante dos Direitos Humanos, pai da Maya, estrela que hoje ilumina sua caminhada, da Luci e da Bethânia. Doutorande no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestrie em Engenharia e Gestão do Conhecimento (aprovade com Louvor) pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professore em cursos de pós-graduação, nível lato sensu, na Universidade Positivo, no Centro Universitário UniBrasil e no Instituto Paulista de Sexualidade (InPaSex). Atualmente é técnique pesquisadore em ciências da educação no Grupo de pesquisa EDUSEX - Formação de educadores e educação sexual (UDESC/CNPq) e pesquisadore estudante no Giros Curriculares: currículo, cultura e diferença (CNPq/UERJ). Possui quatro especializações, dentre as quais a em Gênero e Diversidade na Escola (UFSC). Membre da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no GT de Currículo, onde também integra a Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas (2024-2026). Consultore, palestrantie e (desin)formadore para instituições de ensino, organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Possui experiência nas áreas de: currículo; estudos da diferença; processos de subjetivação e diferença; estudos subalternizados; estudos cuir/queer; gêneros e sexualidades; organizações e instituições de ensino saudáveis; formação docente; alfabetização e letramento. É autore de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Email: williamroslindoparanhos@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4454-4272.                                              

 

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Publicado

23/09/2024
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Como Citar

PARANHOS, W. A gente não é. A gente vai [estamos] sendo: Nosotros no somos. Nosotros vamos [estamos] siendo . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: http://177.70.35.171/index.php/cocar/article/view/7824. Acesso em: 14 nov. 2024.