Arte Tembe, iconografia das etnias Saramaca, Boni, N’Djuka e Paramaka-Kourou – Guiana Francesa e Suriname

Art Tembe, iconography of the ethnias Saramaca, Boni, N'Djuka and Paramaka-Kourou – French Guiana and Suriname

Autores

Resumo

 

Este artigo trata da arte Tembe dos povos Bushi Conde Sama, das etnias Saramaca, N’Djuka, Bonis e Paramakas, localizadas na Guiana Francesa e Suriname. Esses povos desenvolveram uma iconografia peculiar como linguagem e representação visual, composta de símbolos e imagens com sentido utilitário, criada para servir às necessidades da comunidade, com inegável valor estético. A metodologia utilizada foi a pesquisa etnográfica voltada à educação, com análise documental e pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a observação. A pesquisa revelou que a transmissão oral é o veículo de interlocução e o repasse do legado histórico-cultural dos Bushi Conde Sama para crianças e jovens, bem como de prepará-los para a conquista do status de adultos aptos a agir em prol da segurança e dos interesses da comunidade, imbuídos de prudência, paciência e harmonia com o meio ambiente e espiritual.

Palavras-chave: Arte Tembe; Povos Bushi Conde Sama; Tradição oral; Educação cultural.

 

Abstract

This article deals with the Tembe Art of the Bushi Conde Sama peoples, of the Saramaca, N’Djukas, Bonis and Paramakas ethnic groups. The Bushi Conde Sama developed a peculiar iconography as language and visual representation that is composed of symbols and images with a utilitarian sense, created to serve the needs of the community, although their aesthetic value is undeniable. The methodology used is ethnographic research aimed at education, document analysis and bibliographic research. For data collection we used semi-structured interviews and observation. The research revealed that oral transmission is the vehicle for interlocution and passing on the Bushi Conde Sama's historical and cultural legacy to children and young people. That is why they are concerned with the education of infants in order to prepare them for the achievement of adult status able to act in favor of safety and the interests of the community, imbued with prudence, patience and in harmony with the social, natural environment and spiritual.

Keywords: Tembe Art; Bushi Conde Sama Peoples; Oral tradition; Cultural education.

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Biografia do Autor

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Sou mulher negra, dançadeira de Batuque e Marabaixo, idealizadora da Companhia de Dança Afro Baraka (fundada em 30 de agosto de 2000), rainha de bateria no Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas da Batucada (Piratão), graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), psicopedagoga pela Faculdade de Macapá (Fama), mestra e doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Faculdadede Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC), eixo temático de pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola, linha teórica: Sociopoética, Cultura e Relações Étnico-Raciais. Professora adjunta da Unifap, lotada no curso de Pedagogia. Integra o corpo docente do mestrado em Educação da Unifap, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: piedadevideira08@gmail.com  

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5325-9073

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutor em História da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Núcleo de História e Memória da Educação (Nhime). E-mail: gerardovasconcelos1964@gmail.com 

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0559-2642

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0559-2642

Enilton Ferreira Vieira, Universidade Federal do Amapá

Graduado em Administração pela Associação Internacional de Educação Continuada (AIEC) e graduando em Direito pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Possui experiência na área de administração pública, com ênfase em contabilidade e finanças públicas e auditoria. No âmbito acadêmico, dedica-se a estudos que possibilitem o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a participação, a ampliação e a integração de pessoas socialmente vulneráveis. E-mail: nilton331@gmail.com  Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1875-8843

 

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Publicado

01/05/2021
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Como Citar

VIDEIRA, P. L.; VASCONCELOS, J. G.; VIEIRA, E. F. . Arte Tembe, iconografia das etnias Saramaca, Boni, N’Djuka e Paramaka-Kourou – Guiana Francesa e Suriname: Art Tembe, iconography of the ethnias Saramaca, Boni, N’Djuka and Paramaka-Kourou – French Guiana and Suriname . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: http://177.70.35.171/index.php/cocar/article/view/3895. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos