A produção generificada do brinquedo de miriti: marcas de colonialidade
Resumo
Resumo:
O objetivo é analisar as marcas de colonialidade na produção generificada do brinquedo de miriti. Para tanto, por meio de pesquisa teórica, exploro as contribuições do giro decolonial para compreender as estratégias de poder e os mecanismos de domínio do sistema-mundo moderno/colonial. O aporte teórico conta com Quijano (2005), Mignolo (2003, 2005, 2008), Restrepo e Rojas (2010), Freyre (2003), Ribeiro (1995), Del Priore (2006, 2011, 2016) e Lugones (2008, 2011). Entre os resultados, é possível afirmar que a aventura colonial obteve sucesso pelo uso intensivo de quatro estratégias, a colonialidade do poder, do saber, do ser e de gênero, e de quatro mecanismos que funcionam interligados: a racialização, os binarismos, a representação e o eurocentismo. Dois aspectos da colonialidade de gênero constituem a produção generificada do brinquedo de miriti: o catolicismo e o patriarcalismo. Avançando sobre os efeitos duradouros do patriarcalismo, concluo que a divisão de tarefas por gênero e a produção familiar são traços do patriarcalismo lusitano, que ainda produzem identidades e subjetividades femininas e masculinas hierarquizadas e desiguais.
Palavras-chave: Giro decolonial. Colonialidade de gênero. Produção generificada.
The generalized production of the miriti toy: brands of coloniality
Abstract:
The objective is to analyze the marks of coloniality in the generalized production of miriti toy. To do so, through theoretical research, I explore the contributions of decolonial turn to understand the strategies of power and the mechanisms of domination of the modern / colonial world-system. The theoretical contribution is made by Quijano (2005), Mignolo (2003, 2005, 2008), Restrepo and Rojas (2010), Freyre (2003), Ribeiro (1995), Del Priore (2006, 2011, 2016) and Lugones (2008, 2011). Among the results, it is possible to affirm that the colonial adventure was successful by the intensive use of four strategies, the coloniality of power, of knowledge, of being and of gender, and of four mechanisms that function interconnected: racialization, binarisms, representation and Eurocentism. Two aspects of the coloniality of gender constitute the generalized production of the toy of miriti: Catholicism and patriarchalism. Moving forward on the enduring effects into of patriarchy, I conclude that the division of tasks by gender and family production are traits of Lusitanian patriarchy, which still produce hierarchical and unequal feminine and masculine identities and subjectivities.Keywords:Decolonial turn. Coloniality of Gender. Gender Production.
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