Cibercultura e pedagogia das artes cênicas na escola
Resumo
Resumo
Ao analisar referenciais teóricos multidisciplinares, este trabalho pretende fomentar a discussão sobre as práticas artísticas subjetivadas pela cibercultura e suas reverberações nas experimentações cênicas no contexto da Educação Básica. Para tanto, apresenta características da cibercultura nas concepções de Pierre Lévy. Procura-se identificar alterações epistemológicas nos conceitos de presença, espaço e tempo cênicos, advindas do uso de dispositivos tecnológicos interconectados. Ao relatar experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, busca-se reconhecer se a ubiquidade tecnológica pode afetar as artes da cena na escola. Nessas experiências, foi possível constatar que há necessidade de uma epistemologia para as práticas artísticas oriundas da cibercultura. A familiaridade dos estudantes com dispositivos tecnológicos não garante sua utilização como elementos para a criação. A docência pode oportunizar que a arte na escola se articule com a arte contemporânea empreendida fora do contexto escolar na perspectiva de poéticas criadas na cibercultura.
Palavras-chave: Educação básica. Pedagogia das artes cênicas. Cibercultura.
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Cyberculture and pedagogy of performing arts at school
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Abstract
The process of analyzing multidisciplinary theoretical references in this study aims to instigate the discussion about artistic practices subjectified by cyberculture and its reverberations in scenic experiments on the Basic Education context. For this purpose, it presents characteristics of cyberculture in Pierre Lévy's conceptions. It pursuits to identify epistemological alterations in the concepts of scenic presence, space and time, stemming from the use of interconnected technological devices. By reporting teaching and learning experiences developed at the Federal University of Rio Grande do Sul's Application School, it pursuits to recognize if technological omnipresence can affect scene's arts in school. In these experiences, it was possible to verify the need for an epistemology for the artistic practices arising from cyberculture. The students' familiarity with technological devices does not ensure its utilization as elements for creation. The teaching can give opportunities for the school's art articulate with contemporary art undertaken outside the school context in the poetic perspective created in cyberculture.
Keywords: Basic education. Pedagogy of performing art. Cyberculture.
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