Ensinando Biossegurança para Estudantes de Biomedicina a partir de um Jogo Educativo Estilo RPG
Teaching Biosafety to Biomedicine Students through an Educational RPG-Style Game
Palavras-chave:
Biossegurança, Riscos ocupacionais, Multimídias educacionais.Resumo
Estudantes e profissionais de saúde correm riscos ocupacionais em seu dia a dia. Considerando o atual perfil dos alunos “nativos digitais”, apresenta-se como ferramenta este protótipo de jogo Role-Playing Game (RPG). O estudo é de desenvolvimento metodológico para validação de um protótipo de jogo sobre a biossegurança aplicada a saúde do trabalhador, o qual teve a participação de 18 estudantes do curso de Biomedicina (UFPA), sendo oriundo de trabalho de conclusão de curso. O jogo foi elaborado a partir de um Game Design Document Educativo, tendo como método de abordagem um questionário semiestruturado, aplicado aos discentes. As respostas objetivas foram analisadas por método não-probabilístico. Já as subjetivas foram avaliadas pelo programa IRAMUTEK v. 0.7 Alpha 2. Esse estudo teve a aprovação do CEP (CAE:25994519.7.0000.0018) e um índice de concordância geral de 84%. Todavia, o jogo precisa permanecer como protótipo, sugerindo-se um novo playtest com professores e um público maior de estudantes.
Palavras-chave: Biossegurança; Riscos ocupacionais; Multimídias educacionais.
Abstract
Students and health professionals run occupational risks in their daily lives. Considering the current profile of "digital native" students, this Role-Playing Game (RPG) prototype is presented as a tool. The study is a methodological development for validating a prototype game on biosafety applied to workers' health, which involved the participation of 18 students from the Biomedicine course (UFPA) and was the result of course completion work. The game was developed from an Educational Game Design Document and the students were approached with a semi-structured questionnaire, applied to the students. The objective answers were analyzed using a non-probabilistic method, and the subjective ones were analyzed using the IRAMUTEK v. 0.7 Alpha 2 program. This study was approved by the CEP (CAE:25994519.7.0000.0018) and had an overall agreement rate of 84%. However, it needs to remain a prototype, and a new playtest with teachers and a larger audience of students is suggested.
Keywords: Biosafety; Occupational risks; Educational multimedia.
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