RETALHOS DA MEMÓRIA: A LITERATURA DRAMÁTICA E OS AMADORES NA ESCRITA DA HISTÓRIA DO TEATRO EM BELÉM DO PARÁ
Palavras-chave:
Dramaturgia. Teatro Amador. Pará. Modernidade.Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância da literatura dramática e suas reverberações na produção cultural paraense, no século XX, para o movimento amador de teatro, a partir do grupo Teatro do Estudante do Pará (TEP), liderado por Margarida Schivazappa. Os amadores nacionais e locais, a partir da década de 1940, articularam várias ações, a fim de transformar, modernizar as artes cênicas, fundamentadas na forma do chamado "teatro de cultura", que se diferenciava do "teatro para rir". Nesse conjunto, destaca-se o papel fundamental que a literatura dramática teve, vista, por esses movimentos, como símbolo de cultura, que precisava de um desenvolvimento amplo, pois a tradição crítica e dramática enfatizava que esse setor precisava de atenção, de ações que colaborassem no seu amadurecimento. Dessa maneira, a dramaturgia, nacional e estrangeira, da tradição ou de vanguarda, vista como símbolo de "alta cultura" por intelectuais e artistas, tornou-se,2
para eles, espaço de transformação e amadurecimento social. Por isso, abrimos espaço para reflexões sobre o lugar e o papel da literatura dramática no teatro produzido durante o século XX, em uma leitura historiográfica, que procura analisar as relações entre o campo da arte e as suas reverberações nas formas de organização sociocultural.
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27/09/2017
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