A UTILIZAÇÃO DO XBOX 360 KINECT COMO AUXILIO NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM DEPRESSÃO.
Resumo
A depressão já ocupa o 4º lugar entre as principais doenças que acometem pessoas no mundo, a mesma pode causar danos sérios a saúde como a redução de apetite, o que leva a uma grande perda de peso em um curto espaço de tempo, hiperfagia, insônia ou hipersonia, fadiga, baixa autoestima, pouca concentração, dificuldades de tomar decisão, sentimento de desesperança e tristeza profunda. Em casos muito extremos, a pessoa pode até chegar a cometer suicídio. Porém, existem várias formas de tratar a depressão, que pode ser por intermédio de tratamento medicamentoso ou não. Dentre os não medicamentoso uma nova ferramenta que merece destaque como uma possibilidade de tratamento terapêutico é o Xbox 360 com Kinect. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da utilização do Xbox 360 Kinect como auxílio no tratamento não medicamentoso de pessoas com depressão no Centro de Atenção Psicossocial II de Altamira/PA. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo de abordagem quantitativa. Foram analisados 15 participantes com depressão no qual foi aplicado o inventario de Beck de Depressão antes e após a intervenção de 16 sessões com o Xbox 360 Kinect com os jogos de Just Dance e Kinect Sport durante 8 semanas com duração de uma hora, os dados foram analisados em média e desvio padrão sendo representados em tabelas e gráficos. Os resultados mostraram que houve redução no grau de depressão da escala de grave para moderado e para leve em nove participantes e de moderado para leve em seis participantes.
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