A Religião da Deusa: espiritualidade e saberes da tradição das famílias neopagãs na Terra Brasilis
Palavras-chave:
1. Wicca, 2. Saberes, 3. FamíliaResumo
O estudo propõe conhecer saberes da tradição, linguagens e sistema religioso da Wicca diante das vivências de oito famílias neopagãs brasileiras: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém e São Paulo. A identificação e escolha das cidades deu-se pelos encontros nacionais e o critério de seleção consistiu em: famílias cujo núcleo familiar há filhos; praticantes há mais de cinco anos em sistemas de Círculos, Covens, Grove ou Tradições. Abordagem em estudos culturais e linguagem da religião; metodologia mista em métodos e técnicas etnográficas. A 1ª etapa nos eixos: 1) criação familiar e tradição religiosa; 2) compreensão familiar sobre a Wicca e suas vertentes/paganismo; 3) saberes e processos formativos de natureza religiosa e principais ritos. Os resultados iniciais indicam famílias com menor tempo de prática de 12 anos e a maior com 18. Rituais familiares envolvem crianças e adolescentes e que o desconhecimento pela sociedade dessa religião gera conflitos e intolerância.
Referências
BAPTISTA, Maria Manuel. Estudos culturais: o quê e o como da investigação. Carnets, Cultures littéraires: nouvelles performances et développement, nº spécial, automne / hiver 2009, p. 451-461.
BEZERRA, Karina. Esboço geral da magia na Wicca: segundo a perspectiva de Marcel Mauss. In: IV Coloquio de História: abordagens interdisciplinares sobre a História da sexualidade, 2010, Recife. Abordagens interdisciplinares sobre a História da sexualidade. Recife, 2010.
__________. Porque ingressar na Wicca? e a permanência é plausível? Diversidade Religiosa, v. 1, p. 1, 2013.
CERIDWEN, Mavesper Cy. Wicca Brasil: Guia de Rituais das Deusas Brasileiras. São Paulo: Gaia, 2003.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
__________. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CORDOVIL. Daniela. O poder feminino nas práticas da Wicca: uma análise dos "Círculos de Mulheres". Estudos Feministas, Florianópolis, 23(2): 352, maio-agosto/2015.
DELEUZE, Gilles . A Imanência: uma vida. Tradução de Tomaz Tadeu, do original em francês. Revista Educação & Realidade. 21(10-18) Julh-dez, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GIDDENS, A.; BECK, U.; LASH, S. Modernização reflexiva. São Paulo: UNESP, 1995.
GUERRIERO, Silas. Novos movimentos religiosos: o quadro brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2006.
HUTTON, Ronald. The Triumph of The Moon: A History of Modern Pagan Witchcraft. New York: Oxford Press, 1999.
LASCARIZ, Gilberto de. Ritos e Mistérios Secretos do Wicca. Um estudo esotérico do Wicca tradicional. São Paulo: Madras, 2010.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. O Brasil da Nova Era. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
OLIVIERI, Filippo. O papel dos druidas na sociedade céltica na Gália nos séculos II e I a.C.. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Departamento de História, 2008.
__________. Os druidas. São Paulo: Perspectiva, 2014.
ORO, Pedro. Considerações sobre a Modernidade Religiosa. Sociedad y Religión, n. 14/15, 1996. 12/03.
OSÓRIO, A. Bruxas Modernas: um estudo sobre identidade feminina entre praticantes de wicca. Campos - Revista de Antropologia Social, 5, (2), 2000, 157-172.
PRIETO, Claudiney. Wicca para todos. 2009. Edição do autor.
RAI, S.M; PARPAT, J.L. & STAUDT, K. (Eds.) Rethinking empowerment: Gender and development in global/local world. Londres: Routledge, 2002.
RICOEUR, Paul. A metáfora viva. Trad. Dion Davi Macedo. São Paulo: Loyola, 2000.
__________. O conflito das interpretações. Porto: Rés-Editora, 1998.
SANTOS, Maria Roseli S. Saberes culturais, memória e identidade social em tempos de modernidade. Por uma leitura das categorias teórica da/na pesquisa. Disponível em: http://www.roselisousa.com.br/private/sabores_culturais_memorias.pdf. Acessado em 21/10/2014.
SOARES, Danieli Siqueira. Rituais contemporâneos e neopaganismo brasileiro: o caso da wicca. Dissertação de Mestrado apresentada ao curso de Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2007.
TERZETTI FILHO, Celso Luiz. Um bruxo e seu tempo. A obra de Gerald Gardner como expressões contraculturais. Dissertação apresentada a Pontíficia Universidade Católica de São Paulo para obtenção do titulo de Mestre em Ciências da religião. São Paulo, 2012.
Downloads
- Visualizações do Artigo 3148
- PDF downloads: 5152
Edição
Seção
Licença
Submete-se este texto original e inédito, de autoria destacada no corpo do artigo, à avaliação da Revista Eletrônica Observatório da Religião. De pronto, a autoria do artigo está de acordo com a cessão direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora UEPA, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Revista Eletrônica Observatório da Religião, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-Chefe. Declara-se ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Revista Eletrônica Observatório da Religião está licenciada sob uma